A cantora Anitta revelou nas redes sociais que foi diagnosticada com endometriose e que precisou de cirurgia para tratar a doença. A endometriose é uma condição inflamatória que ocorre quando células do endométrio, o tecido que reveste o útero, crescem fora do útero, em outros órgãos como os ovários, bexiga, trompas de falópio ou intestinos.
Os sintomas da endometriose podem variar de mulher para mulher e de mês para mês, mas alguns dos mais comuns são:
Cólicas menstruais intensas
Dor pélvica
Incômodo durante a relação sexual
Alterações intestinais
Dor na região lombar
Dificuldade para engravidar
O tratamento para endometriose depende da orientação do ginecologista e pode envolver o uso de medicamentos ou cirurgia. É importante procurar acompanhamento médico e tratamento, pois quanto antes a doença for descoberta, melhor será o tratamento.
A Associação Brasileira da Endometriose indica que mais de 30% dos casos de endometriose levam à infertilidade – dificuldade de uma mulher conseguir engravidar no período de um ano mesmo tendo relações sexuais constantes e sem fazer o uso de métodos contraceptivos, como camisinha, por exemplo.
Mas se você está lendo este texto e já ficou assustada, mantenha a calma e continue a leitura, pois os médicos garantem que uma mulher com endometriose pode sim engravidar espontaneamente e até levar a gravidez até o fim sem transtornos.
E quais são as causas da endometriose? É possível preveni-la?
A endometriose é uma doença causada por uma série de fatores, como os genéticos, hormonais, imunológicos e até a nossa rotina.
Fica o alerta para as mulheres que já têm histórico familiar, pois a chance de ter a endometriose é entre 5 a 7 vezes maior. Por isso, se você está lendo este texto e sua mãe, avó ou irmã tenham endometriose confirmada, é válido procurar um ginecologista e fazer um acompanhamento. Mesmo que seja para garantir que está tudo bem com você.
Com relação ao fator hormonal, o estrogênio – um dos principais hormônios sexuais femininos – também pode influenciar a endometriose.
E é válido também repensar o estilo de vida já que poucas horas de sono, baixo consumo de frutas, verduras e legumes, como também o estresse e o cigarro podem provocar a endometriose.
Fique atenta aos sintomas e busque por um acompanhamento ginecológico que lhe tragam alternativas de tratamento eficaz e personalizado á você.